sábado, 8 de julho de 2017

Atividades do ensino médio 2º ano

Atividades ensino médio 2º ano 

1.       (UNIFENAS) Podemos considerar agentes internos e externos do Globo Terrestre respectivamente:
a) Tectonismo e intemperismo.
b) Vento e vulcanismo.
c) Águas correntes e intemperismo.
d) Vento e águas correntes.
e) N.d.a.

2.      O Brasil, situado no centro da placa sul-americana, o território brasileiro apresenta relativa estabilidade geológica. Neste âmbito, considere as afirmações adiante e julgue os itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

01. O Brasil apresenta núcleos cratônicos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. E
02. As áreas de bacias sedimentares formadas em épocas muito antigas, ocupam cerca de 36% do território brasileiro. E
03. Os escudos cristalinos formadas nas eras paleozoica, mesozoica e cenozoica ocupam mais de 50% do território. E
04. A região de Brasília está numa faixa de dobramento do ciclo brasiliano. C
05.  O fato de o território brasileiro estar localizado em uma região de relativa estabilidade sísmica exclui a possibilidade de que ocorram tremores no país. E

3.       Quais as diferenças da classificação do relevo dos professores Aziz Nacib Ab’ Saber e do geógrafo jurandyr Ross?
Aziz Nacib Ab’ Saber = usou o critério morfoclimatico, a ação do clima sobre as formas de relevo, dividiu o relevo em 10 unidades entre planalto e planície, usou o processo de sedimentação e erosão para dividir planaltos de planícies.
J. Ross = usou vários critérios, geomorfológico, geológico, hidrográfico, com o auxílio da tecnologia empregada no projeto radambrasil, dividiu o relevo entre planalto, planícies e depressões encontrando 28 unidades de relevo.
4.      Uma camada rochosa, genericamente chamada de crosta terrestre, envolve todo o planeta, inclusive sob os oceanos. Na crosta terrestre, também chamada de litosfera, é possível identificar vários tipos de rochas, que se formaram em diferentes épocas da história da terra e sob diferentes condições.
Quais estruturas geológicas compõem a base geológica, a superfície territorial brasileira?
R= Escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos antigos.
5.      A primeira classificação do relevo brasileiro foi criada na década de 1940, pelo professor Aroldo de Azevedo.
Quais os critérios utilizados para esta classificação do relevo? E qual a diferença dos critérios adotados por Aroldo de Azevedo e o de Aziz Ab’ Saber?  R= A. de Azevedo usou os critérios de geomorfologia e geologia para classificar o relevo e o conceito de altimetria para separar planaltos e planicies.
Aziz Nacib Ab’ Saber = usou o critério morfoclimatico, a ação do clima sobre as formas de relevo, dividiu o relevo em 10 unidades entre planalto e planície, usou o processo de sedimentação e erosão para dividir planaltos de planícies.

6.       A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração desse processo.
Explique de que forma os seres humanos aceleram o processo de erosão do solo.
R= com o desmatamento o solo fica desprotegido das ações da intemperes, sofrendo um desgaste e posteriormente um processo erosivo.
7.                  Floresta Amazônica é subdividida em mata de igapó, várzea e terra firme. Defina essas regiões:
Mata de igapó: é a vegetação que fica sempre alagada.
Várzea: é a área que fica alagada no período das cheias.
Terra firme: é a parte da floresta que não sofre alagamento no período das chuvas.

8.      Cite as características dos climas presente no Brasil:
A)    Clima equatorial = é o clima da região norte do Brasil, é um clima quente e úmido, com baixa amplitude térmica.  

B)     Clima tropical = é um clima que apresenta duas estações bem definidas, um período seco e frio e outro chuvoso e quente, é o clima predominante do Brasil.

9.      Quais as massas de ar que influenciam o clima do Brasil? E qual influencia o clima da região onde você mora? R= mEc, mEa, mTc, mTa e mPa.
No centro-oeste predomina a ação das massas: mTc, mPa e a mEc.
10.         O gráfico mostra as características das temperaturas e precipitações médias mensais de um tipo climático dominante em uma grande área do                 território           brasileiro.(imagem       abaixo)

Assinale a alternativa correta que contém o tipo de clima e a região brasileira onde ele predomina.
a) clima tropical - Região Amazônia.
b) clima equatorial - Região Norte.
c) clima quente - Região Centro-oeste.
d) clima mediterrâneo - Região Norte.
e) clima temperado - Região Leste.
11.  Para o desenvolvimento da industrialização no Brasil, a sua riqueza mineral foi muito importante, tanto nos maciços cristalinos antigos e nas bacias sedimentares. Qual a diferença entre as riquezas minerais formadas nos maciços cristalinos antigos e os das bacias sedimentares?
R= nos escudos cristalinos são formados os minérios como o ouro, a prata, o minério de ferro, já nas bacias sedimentares formam os combustíveis fosseis, o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.
12.  Sobre o clima, assinale a alternativa CORRETA.
a) A maritimidade permite uma menor amplitude térmica.
b) Quanto maior a latitude, maior a temperatura.
c) A amplitude térmica é maior nas áreas próximas ao mar.
d) Quanto maior a altitude, maior a temperatura.
e) As zonas térmicas do globo são influenciadas pelas longitudes e pelas latitudes.
13 . Sobre os grandes tipos climáticos. Enumere a coluna corretamente.
( 1 )     Tropical           (   4  )  variante do tipo subtropical, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos.
( 2 )        Tropical úmido           (  2   )  é um clima quente e úmido, em geral, as maiores médias térmicas anuais do planeta.
( 3 )        Climas frios     (   1  )  distingue-se pela alternância entre uma estação chuvosa e outra seca.
( 4 )     mediterrâneo  (  5   )  Localiza-se no Sul do Brasil, tendo o verão bem quente e o inverno mais frio.
( 5 )     Subtropical      (  3  )   Dominam as altas montanhas e as latitudes elevadas, invernos rigorosos e baixas precipitações.
14.  De acordo com as aulas de geografia, e com a figura abaixo Julgue os itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.
 A (   )               A figura acima faz uma referência as regiões hidrográficas do Brasil. C
 B (   )               A região hidrográfica do Paraná drena 56% do território brasileiro. E
 C (   )               O distrito federal e drenado pela região hidrográfica do paraná. C
 D (   )               Os rios paraná, Paraguai, e Uruguai nascem em território brasileiro e drenam terras do brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.C
 E (   )                O rio amazonas é o maior rio em extensão, e recebe denominações diferentes até atingir o oceano pacifico.E

15.  Observando o mapa abaixo, e com base nos conhecimentos que dispõe sobre massas de ar que atuam no Brasil, considere a(s) afirmativa(s) correta(s):
 
01. a existência de invernos secos no Centro-Oeste brasileiro está relacionada à atuação da massa Tropical atlântica (Ta) que, no inverno, instala-se sobre o Brasil Central, perdendo sua umidade, e tornando-se seca e estável.
02. a massa de ar número 3 é a Tropical continental (Tc) e, por formar-se no continente, tem baixa umidade.
04. a massa de ar responsável pela chegada das frentes frias é a Polar atlântica (Pa), de número 5, com maior atuação no sul; do país.
08. a região Sudeste não sofre a atuação da massa Polar atlântica (Pa), mas apenas da Tropical atlântica (Ta).
16. a intensa evaporação provocada pelas elevadas temperaturas torna a massa Equatorial continental (Ec) de número 3 mais úmida e atua principalmente na Amazônia.
Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas. 06
16.   UFGO A atmosfera não é estável. Movimenta-se constantemente, devido à desigualdade na distribuição, pela superfície terrestre, da radiação solar, da umidade e de outros fatores. Isso pode ser observado nos movimentos das massas de ar. A dinâmica das massas de ar atuantes no continente sul-americano está representada no mapa ao lado
(retirado do livro Geografia do Brasil, de Marcos de Amorim Coelho,1996).
Relativamente a esse assunto coloque C para verdadeiros e E para falsos.
a)      (C ) no território brasileiro predomina a ação de massas de ar quentes, continentais e oceânicas.
b)      (C) a massa polar atlântica atua com regularidade na porção meridional do Brasil, sendo responsável pela formação de geadas e queda de neve durante o inverno.
c)      (E) a massa equatorial continental exerce grande influência no médio e baixo Amazonas e no litoral, ao passo que a equatorial atlântica afeta, sobretudo, a Amazônia ocidental.
d)      (C ) a massa tropical continental determina longas estiagens na depressão do Paraguai (Pantanal mato-grossense).
17.            UFMS Em fevereiro de 1997, a ONG norte-americana Conservation International divulgou resultados sobre a biodiversidade mundial, indicando 17 ecossistemas que têm, pelo menos, 75% de sua área vegetal já devastada. Dois desses ecossistemas estão localizados no Brasil:

Mata Atlântica e Cerrado. Esses ecossistemas estão localizados nas áreas:

a) A Mata Atlântica localiza-se em São Paulo e Rio de Janeiro. O Cerrado abrange os
Estados de Mato Grosso e Goiás.
b) A Mata Atlântica localiza-se na Amazônia Brasileira, além de outras áreas do litoral. O Cerrado é encontrado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
c) A Mata Atlântica localiza-se nas encostas próximas ao litoral oriental, que se estendem do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. O Cerrado abrange o Estado de Goiás.
d) A Mata Atlântica localiza-se no interior do Brasil com destaque para o Estado de Tocantins. O Cerrado abrange a região Centro-Oeste, parte do interior da Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
e) A Mata Atlântica localiza-se nas encostas próximas ao litoral oriental, que se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. O Cerrado abrange a região Centro - Oeste, parte do interior da Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
18.         A superfície terrestre é composta por irregularidades, apresenta formas diferentes em todo o planeta. No mundo, existem diversos tipos de relevo, porém quatro são os principais.
a) Observe a imagem acima e identifique as formas de relevo referentes aos seguintes números:
Relevo 1: planície
Relevo 2: montanha
Relevo 3: planalto
Relevo 4: depressão
            b) indique a forma de relevo (o número) que não é encontrado no Brasil. R= depressão absoluta.
19. De acordo com a Figura I e com base em conhecimentos correlatos, assinale a única alternativa correta.
Figura I
Bacia hidrográfica
Internet: acesso em 29/04/10.
A. (   )             Os rios fazem parte de uma rede hidrográfica formada pelo rio principal, pelos afluentes e subafluentes. O rio principal deságua no afluente e este, por sua vez, deságua no subafluente, conforme mostra figura.
B. (   )             As partes mais elevadas do relevo, como os planaltos e as montanhas, separam os rios que fazem parte de uma rede hidrográfica, delimitando as suas respectivas bacias, como é o caso da bacia do Rio Tocantins-Araguaia, que tem seu divisor de água no Brasil Central.
C. (   )             O rio Amazonas, que é o principal rio da maior bacia hidrográfica do mundo, tem seu regime, exclusivamente, pluvial.
D. (   )             Infere-se da figura que há um delta na foz do rio principal.

20.    A transposição do rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semiárida do Brasil.
Internet: acesso em 29/04/10.


1. (C) (E)        Subentende-se do texto que a transposição das águas do rio São Francisco irá resolver totalmente o problema da seca no interior da região do Nordeste. E
2. (C) (E)        A polêmica entorno do projeto se dá pelo fato que alguns organismos de proteção ao meio acreditam que a transposição não resolverá o problema social (a seca) e, ainda, agravará os problemas ambientais da região. C
3. (C) (E)        A transposição das águas do rio São Francisco é um projeto idealizado pelo fato do rio são Francisco ser o maior rio em extensão e volume de agua do Brasil. E
4. (C) (E)        As causas da seca que atinge o interior do nordeste são exclusivamente da ação humana. E
5. (C) (E)         A transposição das águas do rio São Francisco, poderá não resolver o totalmente problema da seca, porém amenizara essa situação crítica. C

Com base no Texto I e em conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir:
1. (C) (E)     O acordo de paris foi criado para substituir o protocolo de Kyoto que não conseguiu atingir suas metas de redução dos gases de efeito estufa. C
2. (C) (E)     O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em junho a retirada de seu país do Acordo de Paris, firmado em 2015 com o intuito de reduzir o aquecimento global.C
3. (C) (E)     Por meio da NDC do Brasil, o país se comprometeu a reduzir em 37% suas emissões de gases estufa até 2025 (em relação ao montante registrado em 2005), e em 43% até 2030.C


4. (C) (E)     A saída dos Estados Unidos do acordo de paris não preocupa os especialista, já que o EUA emitem poucos gases prejudiciais a atmosfera. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário