sexta-feira, 27 de março de 2020

atividades do 1º ano. Meio Tecnicocientífico informacional.


01. A Terceira Revolução Industrial — ou Revolução Técnico-Científica — começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm se manifestado em todo o mundo, de forma mais intensa, nas últimas três décadas. Sua repercussão atinge o conjunto das atividades econômicas, as relações sociais e as relações entre a sociedade e a natureza.

LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005.p. 241.

Tomando como base a leitura do texto e os conhecimentos sobre a atividade industrial, apresente dois dos principais efeitos positivos e dois efeitos considerados negativos provocados pela Revolução Técnico-Científica na sociedade global.

02.  Observe a charge abaixo.


Fonte: VESENTINI. J. William. Geografia Crítica. Volume 3. São Paulo: Ática, 1998. 
Com o auxílio da imagem, explique as relações econômicas entre os países do Norte e do Sul na Divisão Internacional do Trabalho.



3) Identifique as práticas monopolizadoras descritas abaixo.

a) prática monopolista marcada pela divisão de mercado entre empresas que dominam o mercado de um produto ou serviço.


b) prática monopolista que consiste no domínio de mercado de um produto ou serviço por um pequeno grupo de empresas.

_________________________________________________________________________

c) grupo empresarial que diversifica seus investimentos, atuando em diversos setores da economia com o objetivo de evitar dificuldades em caso de crises setoriais.

_________________________________________________________________________

d) prática monopolizadora que evidencia o domínio de mercado de toda a cadeia produtiva de um produto, desde a produção de matéria-prima, passando pela transformação até a comercialização.

_________________________________________________________________________


4. Considerando os fatores históricos e as características que cercam as nações mais pobres do planeta, apresente três fatores que explicam a origem do distanciamento econômico e social entre os países desenvolvidos e os classificados como subdesenvolvidos.


5.Explique como os FLUXOS MIGRATÓRIOS estruturam uma relação conflitante entre as nações do Norte e do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário